Presságio

Capítulo I

Direção: Alex Proyas

País: Estados Unidos da América

Ano: 2009

1954. Um grupo de alunos de uma escola em Lexington, Massachusetts, faz, a pedido de uma professora, desenhos sobre como imaginam o futuro. Os desenhos são guardados em uma cápsula do tempo que, cinquenta anos depois, será desenterrada pela geração vindoura de estudantes.

O tempo passa e o grande dia chega. Os alunos, ansiosos, recebem os desenhos do passado. Todos estão contentes, menos Caleb Koestler (Chandler Canterbury). Ele é a única criança a receber um papel com centenas de números aleatórios, e não um desenho.

Contudo, seu pai John Koestler (Nicolas Cage), o professor de astrofísica, percebe que a série de números aparentemente sem sentido é na realidade uma mensagem codificada que prediz datas, locais e quantia de mortos de tragédias ocorridas nas últimas cinco décadas. Atônito, o professor passa a estudá-la com afinco e descobre que o fim do mundo está próximo. Como uma criança poderia ter previsto com tamanha exatidão tais calamidades? Enquanto John investiga a respeito, seu pequeno filho diz escutar vozes e os dois passam a ser observados e perseguidos por “homens” misteriosos…

Presságio (Knowing) é um filme muito sugestivo, repleto de significados. Sua atmosfera aflitiva é acentuada pelas feições ora sérias e melancólicas ora desesperadas e assombradas do protagonista que sorri pouquíssimas vezes bem como pelo clima outonal e austero dos ambientes de Lexington. É ao mesmo tempo um thriller empolgante e uma ficção científica inteligente. Vale cada minuto, acredite.19

 

Comentários